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PROJETO NO CEASS CONFECCIONA MAQUETES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TOLEDO
Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e interação com temáticas discutidas em sala de aula, o professor de Geografia Vanoegma João Nicolau, desenvolveu projeto que consistia na confecção da maquete da bacia hidrográfica do Rio Toledo. O projeto foi desenvolvido com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio noturno no decorrer do segundo bimestre. Com isso, foi proporcionada a assimilação dos conteúdos aplicados e que fizeram parte das discussões em sala de aula, cuja temática estava pautada na hidrografia do Brasil.

Outro ponto importante, foi trazer para próximo do estudante ferramentas que auxiliem no entendimento e dar-lhes subsídios capazes de fazê-los entender quais são as interferências negativas da sociedade em bacias hidrográficas, visando a mudança de comportamento. “Perceber a relação e propor soluções é a única forma de evitar que apenas os potenciais econômicos permeiem as ações na utilização das águas, nesse caso, a bacia hidrográfica do Rio Toledo”, reflete Vanoegma.

Além da interação com os temas discutidos em sala, foi possível despertar nos estudantes a possibilidade através da prática em perceber, entre outros pontos, os potenciais da bacia e problemáticas percebidas no decorrer da pesquisa enquanto realizavam a confecção da maquete. Segundo o professor, é preciso dar aos estudantes não somente teoria sobre temas amplos como é esse sobre a hidrografia do Brasil, mas, agregar valor ao conhecimento adquirido para que o sentimento de pertencimento esteja em consonância com o aprendizado e dar a oportunidade de conhecer em detalhes o Rio Toledo. “É empoderar os estudantes, visto que conhecer, interagir e entender a dinâmica do rio e relevo do solo é fazê-los entender sobre os potenciais e por conseguinte, perceber os aspectos impactantes que trazem grandes problemas à bacia”, reforça o educador, enfatizando que é possível incutir nesses atores a importância da preservação a partir do entendimento das relações da sociedade com o meio ambiente no âmbito da bacia hidrográfica do Rio Toledo.




Por Vanoegma João Nicolau - Professor de Geografia

Fotos: Roberto Crepaldi Dias

FALECIMENTO ALUNO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Adalgizo Gomes de Araujo, aluno do Técnico em Edificações do Colégio Ayrton Senna da Silva, devido a um acidente de carro ocorrido no dia 18 de agosto de 2015 , vindo a falecer por volta das 5:00 horas do dia seguinte. A Direção, Professores, Funcionários e Alunos da escola estão condolentes em apoio aos familiares. Devido a este acontecimento não haverá aula para os alunos do Técnico em Edificações nesta quarta-feira, dia 19.
CEASS REALIZA O FORMAÇÃO EM AÇÃO
O Programa Formação em Ação - 1º semestre - ocorreu no último sábado (15) no Colégio Ayrton Senna da Silva. Toda a equipe do CEASS esteve presente no evento para discutir e debater as temáticas propostas pela Superintendência da Educação (SUED). Neste ano, os assuntos abordados foram sobre Educação Integral por meio da ampliação da jornada nas escolas públicas, suscitando reflexões sobre a função social da escola, na perspectiva da formação integral e a questão da diversidade no currículo, cujo objetivo foi a fundamentação teórica sobre a relação de poder e conceitos associados a diversidades na prática docente.

Depois de uma explanação geral dos conteúdos feita pelo diretor Antonio Machado, os agentes I e II participaram de uma oficina sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, a qual buscou subsidiar os funcionários, contextualizando-os histórico e socialmente sobre a infância no Brasil. Para legitimar os encaminhamentos realizados pelos agentes, foi discutido sobre a Legislação na área da infância e da juventude, considerando o ECA na escola.

A coordenadora técnico pedagógica do NRE, professora Luciana Rohde Zanchet e o coordenador da equipe de educação básica, professor Anilton César Feldaus estiveram na escola acompanhando os trabalhos e conversando com professores e funcionários. Na oportunidade, a equipe do NRE teceu elogios ao CEASS pela organização do trabalho e pela estrutura da escola.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista



PIBID DA UNIOESTE FAZ EXPOSIÇÃO DO “29 DE ABRIL”
O dia “29 de Abril” foi tema de exposição no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva nos dias 05 e 06 de agosto. Durante esse período, os acadêmicos de Filosofia e Sociologia da Unioeste, que participam do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) exibiram imagens do dia que ficou conhecido com “Massacre de 29 de Abril”, ação levada a efeito pelas forças militares do Estado do Paraná.

Segundo explicou a estudante da Unioeste, Barbara Bertoldo, a intenção do trabalho foi manter viva na cabeça dos alunos a atuação injusta do Estado contra os servidores públicos. “A ideia é conscientizá-los acerca do ocorrido, para que esta data não caia no esquecimento”, informa.

A exposição, que foi realizada com fotos, documentários e um mural para os alunos deixarem seus recados, contou com a participação de dois grupos acadêmicos, supervisionados pelos professores Rosane Terezinha Felipe de Filosofia e Wilson Elger de Sociologia.

O Grêmio Estudantil do CEASS também contribuiu com a participação no evento, resgatando os ideais de luta e conscientização democrática de uma sociedade.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

GRÊMIO ESTUDANTIL SUPREENDE COM PROMOÇÃO DA FESTA JULINA
O Grêmio Estudantil do Colégio Ayrton Senna mais uma vez supreendeu. Desde sua criação em 2014, o órgão colegiado vem realizando diversas ações em prol dos alunos, destacando-se como motivador da participação dos educandos nos eventos do CEASS.

Este ano, a agremiação promoveu a festa julina com a ajuda da equipe da escola. Apesar da contribuição dos professores, funcionários, equipe pedagógica e diretiva, o maior mérito foi do Grêmio. Com a equipe renovada em 2015, eles continuam empenhados em participar efetivamente das atividades desenvolvidas fora e dentro da escola. “A equipe do Grêmio está de parabéns. Fez uma excelente festa”, enalteceu o diretor Antonio Machado.

A festa julina foi realizada internamente, dentro dos respectivos turnos (manhã e tarde). Foram feitas várias apresentações como dança da quadrilha e outras exibições por grupos. Além disso, houve a escolha do Casal Caipira melhor representado. Outro destaque do evento, foi o Correio Elegante e a Cadeia do Amor, que proporcionaram momentos de bastante interação entre os educandos. Os comes e bebes também fizeram parte da festividade. Com a venda dos produtos, o Grêmio Estudantil conseguiu arrecadar algumas centenas de reais para o seu caixa.

O evento iniciou e finalizou dentro dos respectivos horários de aulas sem nenhum contratempo, e demonstrou a força e a coragem dos alunos do Grêmio Estudantil em promover um evento do porte de uma festa de São João. Isso vem mostrar que quando se quer, tudo é possível.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

MAQUETES: ALUNOS DE EDIFICAÇÕES EXIBEM SEUS TRABALHOS
Sob a orientação dos professores e engenheiros Thiago Stefan Appio e Edirlei Vagner Inácio, os alunos do curso técnico em Edificações (3º semestre) realizaram trabalhos práticos nas disciplinas de Projetos em Construção Civil e Técnicas Construtivas. Os docentes planejaram as atividades como forma de avaliar os conhecimentos teóricos levados para a prática na execução de projetos de edificações e a posterior construção de maquetes.

De acordo com Stefan, responsável em orientar a execução dos projetos durante o primeiro bimestre, os educandos conseguiram realizar com sucesso as maquetes. “Os trabalhos ficaram muito bons”, elogia o professor. Os modelos residenciais foram exibidos no Laboratório de Maquetaria do colégio para os demais alunos da escola, momento em que eles puderam explicar o processo construtivo de suas atividades.

“Os trabalhos valem como nota parcial de bimestre e nota total de prova”, explica o professor Edirlei, que se encarregou de coordenar a confecção das maquetes no segundo bimestre.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

CONFIRA O NOVO CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DE AULAS DO CEASS
O Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva já dispõe de seu novo Calendário de Reposição referente à greve ocorrida no primeiro semestre deste ano. O calendário prevê o cumprimento de 200 dias letivos e 800 horas de conteúdo, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

O documento de reposição já foi repassado ao Núcleo Regional de Educação que estabelece que o ano letivo de 2015 deve ser concluído, no máximo, até 7 de março de 2016.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista
MÍDIAS FAZ SONORIZAÇÃO NO HORÁRIO DE INTERVALO DA ESCOLA E PUBLICA SEU PRIMEIRO IMPRESSO
O projeto de contraturno, Mídias, publicou seu primeiro impresso neste ano de 2015. Depois de um semestre parcialmente paralisado devido à greve, o projeto do CEASS finalizou mais uma edição do informativo que traz os eventos ocorridos e as programações planejadas para o segundo semestre.

O Mídias é uma das atividades ocorridas no período vespertino que oportuniza aos estudantes permanecerem mais tempo na escola e, bem além disso, fortalece o estreitamente entre escola e aluno, ao mesmo tempo que ensina os meandros da informação nas suas diversas vertentes.

Neste ano, a professora Roselei Rosa, formada em Língua Portuguesa e Inglês, coordena o projeto de Mídias no CEASS e, junto com seus alunos, está dando continuidade aos trabalhos de sonorização nos horários de intervalos da escola e a impressão de um “Fanzine”.

De acordo com o educando Giovani Gabriel Vicevich de Souza, os alunos pedem quais as músicas gostariam de ouvir. “Eles chegam até a gente e escolhe a música. Nós anotamos e, no próximo intervalo, soltamos a música escolhida”, explica o discente.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

COMUNIDADE ESCOLAR PRESTIGIA BAZAR SOLIDÁRIO
As comunidades do São Francisco e Jardim Panorama tiveram a oportunidade de adquirir bons produtos a preços simbólicos no último sábado (18). Foram vendidos desde roupas e calçados até utensílios domésticos e pequenos acessórios.

O bazar solidário já ocorre há alguns anos no CEASS e é uma iniciativa da equipe pedagógica, com a aprovação do diretor Antonio Machado, e vem alcançando bom número de pessoas interessadas nos produtos à venda.

Todos os itens vendidos são doações dos educadores da própria escola que selecionam os produtos e os organizam para melhor acessibilidade dos consumidores. O evento só é possível devido à colaboração da equipe da escola e da participação da comunidade escolar.

Os valores arrecadados são usados para a compra de materiais pedagógicos e outras necessidades dos educandos do CEASS.



Por Roberto Crepaldi - Jornalista

PSICÓLOGA FALA SOBRE DST AOS EDUCANDOS
A psicóloga Cintya Thayse Yoshisaki, do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), palestrou nesta semana no CEASS, trazendo informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Os eventos ocorreram entre os dias 13 a 17 de julho e foram ministrados a todos os alunos com a finalidade de instruí-los acerca dos problemas advindos da prática sexual, amparando-os com informações que, muitas vezes, eles não têm em casa. “É importante falar sobre sexo porque, às vezes, os próprios pais não conseguem falar adequadamente sobre o assunto com os filhos”, esclarece Cintya.

O trabalho realizado pela representante do Ciscopar é reforçado pelo Concurso de Desenhos e Poesias, o qual está sendo desenvolvido pelo sexto ano consecutivo com o slogam “Conhecimento e Atitude na Prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais”.

As inscrições tiveram início em maio e termina no dia 30 de outubro. Os vencedores do certame levarão para casa um tablet. Serão premiados 24 ganhadores nas categorias desenho e poesia, sendo 12 de cada. Estas ações só foram possíveis graças à parceria entre o Ciscopar, Núcleo de Educação de Toledo, Secretarias Municipais de Saúde e a 20ª Regional de Saúde, que estão desenvolvendo o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

O projeto visa promover a educação preventiva e continuada em DST/HIV/Aids nas escolas, construindo um processo de transformação da realidade, com ampliação dos conhecimentos dos adolescentes e estimulo à conscientização da importância da prevenção por meio de premiação. Para alcançar estes objetivos são realizadas palestras aos alunos do ensino médio e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de todos os colégios públicos e privados dos 18 municípios de abrangência do CISCOPAR.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

GREVE FOI SUSPENSA!
Comunicamos aos pais, alunos e professores que a greve foi suspensa pela Assembleia da APP Sindicato em Curitiba, no dia de hoje, assim os professores e funcionarios retornam ao trabalho amanhã em seus horário de serviço.

Haverá reuniões nos três períodos de trabalho, sobre calendaŕio escolarr reposição, avaliação da greve e planejamento.

As aulas com os alunos retornam Quinta-feira dia 11/06/15.

Equipe Diretiva CEASS.
INSCRIÇÕES ENEM 2015

ATENÇÃO ALUNOS DO 3º ANO !


As inscrições serão efetivadas apenas pela internet, do dia 25 de maio  ao dia 05 de junho de 2015.Pelo site: enem.inep.gov.br


Mantenha seus dados de contato (email e telefone) atualizados. O Inep poderá enviar informações importantes sobre o exame e as comunicações são feitas pelos contatos informados na inscrição.


Para obter o cartão, o participante deve acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. É preciso informar CPF e senha.


O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.


Confira os dias da prova:      24 e 25 de outubro de 2015.


Número do INEP de nosso colégio necessário para inscrição:  41068289




O colégio está aberto  manhã , tarde e noite para que você faça sua inscrição.



A Direção.
CEASS DISCUTE COM PROFESSORES AÇÕES QUE POSSAM MELHORAR O TRABALHO PEDAGÓGICO
Na próxima quarta-feira (22), às 11 horas, o Colégio Ayrton Senna promove uma reunião com os professores da 1ª Série do Ensino Médio do período matutino. O objetivo é criar estratégias que melhorem a qualidade na educação destes alunos, bem como elaborar novos mecanismos para se trabalhar com essa turma. As discussões servirão como referência para os trabalhos pedagógicos.

Nesta reunião haverá debates acerca de possíveis ações que possam ser tomadas pelo setor pedagógico. Dessa forma, a equipe poderá elencar novas estratégias para dar conta de um trabalho mais eficiente para o sucesso dos jovens que cursam a 1ª Série, já que essa é, tradicionalmente, a fase mais crítica da vida escolar dos adolescentes.

Esses encontros com pais e professores fazem parte da linha de trabalho realizada pela direção e equipe pedagógica do CEASS há anos. O estabelecimento procura se empenhar no envolvimento de todos os atores educacionais, buscando as diversas opiniões de como melhorar a atuação da escola no enfrentamento às dificuldades dos estudantes.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

REORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR É PAUTA DE REUNIÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR
Após o retorno às aulas com o fim da greve dos professores, o CEASS reorganizou seu calendário escolar para cumprir com os 200 dias letivos a que têm direito os alunos. Neste novo calendário foi necessário replanejar os trabalhos para o ano de 2015, no que diz respeito a eventos e reposição de aulas referente aos dias de greve.

Dentro das ações a serem implementadas durante este primeiro semestre está o agendamento de reuniões com a comunidade escolar, contemplando as turmas do Ensino Fundamental e Médio. Esses encontros com os pais dos educandos visam informar sobre alguns procedimentos que fazem parte do trabalho da equipe do colégio, assim como esclarecer que os alunos não sofrerão nenhuma perda de conteúdo, já que haverá o cumprimento integral do calendário escolar.

No dia 16 de abril, com início às 19h30, ocorreu a segunda reunião com os pais dos alunos. “Nós agradecemos a toda a comunidade pela compreensão dos motivos da greve e pelo apoio da grande maioria dos pais com a causa dos professores”, reconheceu o diretor Antonio Machado, logo na abertura do encontro. A direção da escola comentou acerca das reposições dos dias em que houve a paralisação e apresentou a equipe pedagógica e sua vice-diretora, enaltecendo os trabalhos que estas profissionais desempenham à frente da educação, lembrando também que com a greve foram conquistadas, entre outras coisas, os projetos de contraturno (Mídias, Danças e Tênis de Mesa), além do Celem, Sala de Apoio (reforço escolar) e Sala de Recursos, programas que o Governo do Estado havia cortado da escola.

Para conseguir o apoio dos pais na educação dos jovens, a pedagoga Neiva Aparecida dos Santos solicitou a colaboração das famílias na cobrança dos deveres escolares dos filhos. “Tem uma série de normas que é preciso ser respeitadas na escola. Uma delas é o uso do uniforme. Alguns alunos não estão vindo uniformizados, e outros tiram logo depois de entrar na escola”, relata a pedagoga.

Na questão dos atos indisciplinares e infracionários, os pais receberam informações da Polícia Militar. O sargento da Patrulha Escolar, Adergecino Chavier dos Santos, fez vários esclarecimentos sobre algumas práticas cometidas por alunos, explicando que essas ações podem incorrer em penalidades, tanto no âmbito escolar, quanto em procedimentos judiciais. “Conversem com seus filhos. Eduquem para que não atentem contra o patrimônio público; não desacatem os educadores e não utilizem os celulares no momento das aulas”, relaciona Chavier.

Após a reunião que envolveu os pais de alunos das turmas de 7º, 8º e 9º anos, os responsáveis pelos discentes dos 7º anos foram convidados a participar de outra reunião para tratar de assuntos pontuais referentes a essas turmas.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

PAIS DE ALUNOS DOS 6º ANOS PARTICIPAM DE REUNIÃO NO CEASS
Na última quarta-feira (08), a direção do Colégio Ayrton Senna e sua equipe pedagógica se reuniram com os pais dos alunos dos 6º anos. A reunião iniciou-se às 19h30m com a fala do diretor Antonio Machado sobre o funcionamento dos trabalhos realizados na escola.

A presença das famílias favorece a aproximação entre a comunidade e a escola, contribuindo com o crescimento do envolvimento na educação das crianças e adolescentes. Na oportunidade, os pais e mães dos educandos do CEASS tiveram o primeiro contato com a nova escola de seus filhos e receberam informações acerca da logística do trabalho desenvolvido no educandário.

O gestor do CEASS apresentou a equipe pedagógica e sua diretora auxiliar aos pais e cobrou a participação das famílias na vida escolar dos alunos. “É preciso o envolvimento dos pais na formação dos filhos, reforçando o trabalho da escola e de outros órgãos parceiros como Conselho Tutelar, Patrulha Escolar e Promotoria Pública”, conclui Antonio Machado.

O Sargento da Patrulha Escolar, Adergecino Chavier dos Santos, aconselhou a comunidade escolar sobre estar atento ao comportamento dos filhos. “A escola tem normas a serem seguidas. Tem horários de entrada e saída que precisam da colaboração dos pais para que os estudantes cumpram o horário”, fala Chavier. O sargento discorre sobre os problemas enfrentados pela escola quanto à indisciplina dos alunos e informa algumas penalidades por descumprimento das normativas, citando, além disso, o compromisso com o patrimônio público e com o respeito aos educadores.

Segundo as pedagogas Adriane Regina Dartora e Márcia Regina, é preciso que os pais façam o acompanhamento de todas as atividades escolares do alunos, destacando o trabalho que elas desempenham na escola e os meios que utilizam para se comunicar com os pais. Aproveitaram para explicar a proibição do uso do celular na escolar. “Não deixem que os filhos tragam o celular para a escola. Se precisarem falar com os alunos ou eles com vocês, podem utilizar o telefone da escola”, esclarece Adriane que também instruiu acerca das penalidades pelo descumprimento da norma.





Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista
















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