Formação Continuada da Escola Recursos da Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Links Interessantes Blog do CEASS Espaço do Professor Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

ESTUDANTE DO CEASS ARRECADA BRINQUEDOS E DOCES PARA DOAÇÃO NO NATAL
Mais um Natal se aproxima e com ele um espírito de solidariedade invade os corações e reforça um clima de esperança e fé. Alguns pensam em suas famílias e trocam presentes entre si e com amigos. Mas poucos refletem sobre a necessidade de compartilhar suas alegrias com pessoas estranhas e em condições sociais desfavoráveis.

Pelo quarto ano consecutivo, o Jardim Panorama tem um belo exemplo de amor ao próximo. O estudante do Colégio Estadual Ayrton Senna, Eric Rafael Afonso, não mede esforços para arrecadar brinquedos, doces e balas para distribuir entre a sua comunidade e outras crianças que comparecem no dia da doação.

O jovem tinha apenas 11 anos quando sentiu vontade de fazer essa ação solidária. Segundo Eric, sua inspiração surgiu quando presenciou o jornalista e redator Reinaldo José Rocha partilhando produtos arrecadados a famílias carentes. Para conseguir os brinquedos e doces, o adolescente conta com a cooperação dos professores e funcionários de sua escola, além de vizinhos e comércio da região.

A arrecadação é realizada apenas por Eric e sua mãe. Ambos fazem a divulgação da atividade por meio de TV, rádio, jornal, panfletos e redes sociais. Apesar da pouca experiência, o menino mostra que sabe fazer uma boa campanha. Como meio de disseminação, ele já difundiu seu trabalho pela RICTV, CATV, SBT (Rede Massa), Jornal do Oeste e todas as rádios de Toledo ao longo desses 4 anos em que se veste de papai Noel.

Neste ano, segundo informou Eric, ele está tendo bastante dificuldade na arrecadação. “Pouca gente está contribuindo. Mesmo que alguns meios de comunicação de Toledo já tenham anunciado a necessidade das doações, houve pouca cooperação”, fala o menino, complementando que ainda está longe da campanha atingir o mesmo montante do ano passado, onde foi conseguido 300 quilos entre brinquedos e doces.

Porém, mesmo diante desta dificuldade, o pequeno papai Noel tem fé que irá obter o almejado. De acordo com ele, no primeiro ano ele alcançou 150 quilos e foi, gradativamente, aumentando. O aluno espera que até o dia da distribuição, que irá ocorrer em uma tenda em frente à Associação de Moradores do Jardim Panorama, a doação tenha ultrapassado os 400 quilos.

Quem se dispuser a ajudar, é só ligar para (45) 9998-0102.





Por Roberto Crepaldi Dias - Jorrnalista

MAQUETES DE PONTES CONSTRUÍDAS POR ALUNOS DE EDIFICAÇÕES SÃO SUBMETIDAS A TESTES DE RESISTÊNCIA
Em um trabalho conjunto, os professores do curso técnico em Edificações do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva propuseram aos alunos a construção de maquetes de pontes neste último bimestre. O trabalho interdisciplinar foi dirigido às turmas do segundo e terceiro semestres, cuja apresentação das tarefas complementaram a nota em até 50% nas disciplinas de Materiais de Construção, Sistemas Estruturais e Técnicas Construtivas. Seis equipes ficaram responsáveis pela implementação e execução do projeto. Toda a construção das pontes foi planejada com a utilização de palitos e cola, com medidas pré-determinadas.

Segundo o professor que coordenou a atividade, Edirlei Vagner Inácio, o projeto tinha que considerar alguns parâmetros para ser aprovado. “A proposta é de que o produto não ultrapasse 2 quilos e que seja respeitado o comprimento de um metro e vinte com um metro de vão livre, além da largura de um palito e altura de 30 centímetros. Vence a ponte que suportar maior peso sobre si em relação a seu peso próprio”, explica o educador.





PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

CEASS É O ÚNICO COLÉGIO PÚBLICO DE TOLEDO COM TRÊS ESTUDANTES PREMIADOS EM CONCURSO DO CISCOPAR
Na manhã de segunda-feira, 01 de dezembro, Dia Mundial Contra a AIDS, três estudantes do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva foram premiados no Concurso do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). O CEASS foi a única escola pública estadual de Toledo a contar com a façanha de participar com três trabalhos selecionados entre os 562 desenhos e 184 poesias.

O evento ocorreu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT), com início às 08 horas e contou com a presença de estudantes e pais de várias cidades; representantes da Educação e da Saúde, além do prefeito de Santa Helena, Jocerlei Sotoriva. O principal objetivo da reunião foi fazer a premiação de tablets aos alunos pelas obras produzidas sobre AIDS.

Neste universo de 746 trabalhos concorrentes, a comissão do concurso escolheu 24 obras – 12 poesias e 12 desenhos – cujo slogan deste ano é “Criando arte para que a arte crie novos pensares”. Estas atividades, juntamente com palestras em escolas, fazem parte do trabalho em conjunto do Ciscopar, Núcleo Regional de Educação e escolas no combate à AIDS. Segundo o presidente do Consórcio, Jucenir Leandro Stentzler, há um grande investimento em publicidade e palestras em escolas para alcançar o máximo possível de público e ampliar o número de pessoas informadas acerca da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Para Stentzler, os trabalhos nas escolas são bastante importantes. Porém, devem abranger também os pais, haja vista serem eles quem primeiro devem conscientizar os filhos.

No mês de agosto, o CEASS recebeu a psicóloga, Cintya Thayse Yoshisaki, que esteve conversando com os educandos do diurno e noturno, orientando-os sobre o tema e respondendo eventuais dúvidas dos discentes. A temática do discurso foi “Cuide-se para encontrar a pessoa certa!”. O trabalho da psicóloga visava embasar os alunos com informações que dessem suporte para a produção das obras em alusão às DST's. De acordo com o secretário do Ciscopar, Vilmar Covatti, o projeto tem como finalidade conscientizar os jovens nas escolas sobre a necessidade de prevenção. Para ele, o trabalho que o Ciscopar vem fazendo todos os anos resultam em um melhor esclarecimento da sociedade sobre a problemática das doenças sexualmente transmissíveis. “É preciso que sejam realizadas mais promoções e ações de prevenções no combate a essas doenças”, enfatiza Covatti.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista






ESCOLHA DA NOVA LOGO E BANDEIRA DO CEASS SERÁ CONHECIDA NO PRÓXIMO DIA 05 DE DEZEMBRO
Neste segundo semestre de 2014, o Colégio Ayrton Senna promoveu o concurso para escolha da nova logomarca e da Bandeira do CEASS. Puderam participar do certame todos os alunos e funcionários da escola, sendo necessário seguir os critérios de criatividade, ineditismo, originalidade e expressividade para a produção da arte.

De acordo com a diretor Antonio Machado, a coordenação do concurso ficou a cargo dos professores da área de ciências humanas e áreas afins. “Eles promoveram em suas aulas a oportunidade do desenho e da produção da logomarca do CEASS, dando oportunidade a todos”, explica Machado.

Entre todos os desenhos, foram escolhidos, em média, três trabalhos de cada turma. Todas as figuras foram expostas na biblioteca a fim de serem apreciadas pelos alunos e julgadas pelos professores e funcionários, considerando os critérios acima citados.

O colégio, que em 2014 completou 20 anos da sua criação, teve duas logos ao longo de sua história: a primeira por meio de concurso e a segunda elaborada pelo então secretário do estabelecimento, Roberto Crepaldi Dias. A bandeira do colégio permanece a mesma há 20 anos.

Para 2015, quando o CEASS, efetivamente, completará duas décadas do início de seu funcionamento, os dois novos símbolos marcam o aniversário da instituição.

O educandário tem agendado para o próximo ano um novo concurso para escolha do novo modelo da camiseta do uniforme escolar. O atual é usado desde a mudança para a nova unidade em 2009, sendo o modelo criado por Roberto Crepaldi Dias há seis anos.

Está programado para o dia 05 de dezembro a escolha das duas insígnias: bandeira e logo. O vencedor ou vencedores do concurso levará(ão) para casa, como prêmios, tablets.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COORDENA, COM LOUVOR, O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia Nacional da Consciência Negra foi lembrado no último evento de 2014, promovido pelo Colégio Ayrton Senna sob a coordenação da Equipe Multidisciplinar. O momento, que é comemorado em 20 de novembro, lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência da antiga ordem de supreção dos direitos das pessoas de pele negra.

A equipe multidisciplinar do CEASS, com a contribuição dos funcionários, equipe pedagógica e direção conseguiu executar, com sucesso, um evento com a participação de mais de 50 grupos que exibiram poesias, danças, teatro, exposição de cartazes, máscaras e culinária de origem africana.

Alguns destaques abrilhantaram ainda mais a homenagem, como a performance do vencedor do festival no período da tarde, Vinícus Vidal da Silva, do 9º Ano B, que interpretou com maestria uma coreografia eletrônica, sob a música Another Day, da banda Modestep, cujo rítmo é ditado por guitarras e baterias. Da mesma forma, as educandas do 8º Ano B demonstraram para que vieram. Com uma performance em equipe, as alunas Kétlin Caroline Tedesco, Aline Corbari Lopes, Gabriely Ferreira dos Santos e Pâmela Alves de Oliveira, conquistaram a melhor pontuação dada pelos jurados e fecharam o evento com medalha de ouro.

O evento da Consciência Negra entra na programação de diversas instituições pelo país afora e busca, incessantemente, extinguir o preconceito racial e acabar com a discriminação que resiste ao tempo e, ainda, faz parte da rotina de muitos negros em todo o mundo. A importância de se lutar contra este mal em todas as instâncias é crucial para dirimir a pobreza mental de quem se acha superior com base na cor da pele.

A equipe coordenadora do evento no CEASS também pensou em premiar o aluno melhor caracterizado de acordo com a cultura afro. A aluna Évelyn Cristiana de Carvalho Sabino (9º B) foi a que bem representou o povo africano. Com trajes típicos e adereços, a jovem foi brindada com uma camiseta com a imagem de Bob Marley, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos. A premiação pela melhor caracterização também brindou uma aluna da manhã. As atividades de homenagem se estenderam nos três períodos. Além das apresentações das turmas da escola, os alunos ouviram o Hino Nacional e também o da África do Sul.

O colégio convidou o grupo de Dança de Rua “ToleBreaker'z” que, com um ritmo forte de Hip Hop, apresentou um show de aproximadamente 10 minutos. O grupo foi bastante aplaudido pelos alunos do Ayrton Senna enquanto apresentavam os movimentos mais difíceis. A trupe de dançarinos demonstraram bastante flexibilidade, agilidade e entusiasmo na performance de street dance e se apresentaram nos três períodos de aula.




Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista
CEASS PROMOVE O SEGUNDO SIMULADO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO DE 2014
O segundo simulado do Plano de Abandono sobre Prevenção de Incêndio e Pânico foi realizado nos períodos diurno e noturno no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva. A equipe de brigadistas conseguiu melhorar o tempo de evacuação e fecha a proposta do treinamento com “chave de ouro”.

O objetivo da simulação é treinar e preparar a comunidade interna da escola em caso de incêndio, direcionando todos pela rota de fuga até o ponto de acolhimento. “O Plano de Abandono é um treinamento efetivado pela brigada escolar da escola, realizado com os alunos, professores e funcionários, afim de prepará-los para uma possível situação de incêndio que possa ocorrer na unidade”, explica o diretor Antonio Machado.

Para que a ação ocorra dentro dos parâmetros de segurança, há a necessidade de que todos contribuam com responsabilidade. Segundo Machado, os participantes devem seguir rigorosamente as orientações dos brigadista quanto a estratégia utilizada na rota de fuga até o ponto de acolhida.

No espaço de acolhimento foi aberta uma segunda porta, a qual faz parte do sistema de segurança e, ao mesmo tempo, serve para facilitar o atendimento de ambulância e do Corpo de Bombeiro, já que ela fica a poucos metros de um dos portões de entrada e saída do colégio. “A escola está cumprindo, com todas essas melhorias, a orientação da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Estado da Educação, quanto à prevenção de incêndio e pânico”, informa o diretor do estabelecimento.





Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

ALUNOS DO CEASS ENFRENTAM O DESAFIO DO ENEM 2014
Este final de semana é dia de Enem. Muitos estudantes dedicarão bastante atenção durante os dois dias de provas do exame e mergulharão nas 180 questões com a finalidade de atingir a melhor performance possível.

Nestes dias 08 e 09, os alunos do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, da Terceira Série do Ensino Médio e do 4º Ano Integrado de Edificações, enfrentarão o desafio de responder as quase duas centenas de perguntas em 10 horas de pura concentração, além de dar conta de executar uma boa redação com eficiência sobre o tema proposto.

Para uns pode ser apenas um teste de conhecimentos; para outros, vai muito além disso: representa a entrada para a universidade. “Meu objetivo principal é ganhar uma bolsa de estudos”, revela a educanda Alany Zimmermann, concluinte do curso Técnico em Edificações, que vai tentar uma das vagas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Fazer o Exame do Ensino Médio é sempre um momento que preocupa, principalmente os “marinheiros de primeira viagem”. Para a discente, Mariana Dessbesel, o nervosismo e a ansiedade são os que mais atrapalham no momento da prova. Mariana é uma das centenas de milhares de estudantes que sentem aquele frio na barriga, pois sabe que o Enem é a porta de entrada para o curso superior sem ter que investir o dinheiro da família. “Quero conseguir uma boa nota e ganhar uma bolsa de estudos”, diz Hindy Loise Eifler, que faz parte do grande grupo de pessoas com o mesmo objetivo de acesso gratuito ao ensino superior.

O Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva torce para que seus alunos consigam uma excelente colocação, desejando que todos os seus conhecimentos venham à memória e os coloquem entre os melhores nesse Enem 2014.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES NO CEASS
Estão abertas as inscrições para o curso técnico em Edificações no Colégio Estadual Ayrton Senna. Os interessados devem comparecer à escola a partir do dia 11 até o dia 14 de novembro para fazer sua inscrição. Depois, é só esperar ser chamado para a entrevista e posterior seleção para a matrícula, o que irá ocorrer do dia 17 a 19 de novembro. Podem matricular no curso as pessoas que concluíram ou estão terminando o Ensino Médio. O curso é gratuito e tem a duração de 2 anos.

O curso, que iniciou suas aulas em 2010, já formou 6 turmas e sempre tem boa procura por vagas, recebendo inúmeras pessoas à procura de aperfeiçoamento e da obtenção de um diploma. Segundo o aluno do 1º semestre, Ailton Antunes de Saldanha, que já tem uma graduação em Administração e uma formação técnica em Negócios Imobiliários, o fato de ter se matriculado no Ayrton Senna foi buscar uma qualificação específica com formação mais rápida. “Eu precisava me habilitar na área da construção e conhecer as novas tecnologias, mas não queria enfrentar 4 ou 5 anos de uma graduação. Então escolhi a formação técnica para me qualificar”, revela o estudante que já havia feito três semestres de engenharia civil e desistiu.

Os técnicos em Edificações podem assinar projetos de até 80 metros quadrados, tendo amplo campo de atividades no mundo do trabalho. Não deixem passar esta oportunidade. Procurem a secretaria da escola e obtenha mais informações. Se preferir, ligue para (45) 3277-9427.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

ALUNOS DO CEASS COMEMORAM O HALLOWEEN E DÃO UM SHOW DE FANTASIAS
Depois de muitos anos, o Colégio Ayrton Senna voltou a comemorar o Halloween. Foi um dia agitado, com a participação de todo o grupo escolar, de modo que os estudantes dos respectivos turnos tivessem sua própria festa do Dia das Bruxas. A festa comemorativa, que é celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, foi um dia de satisfação para os alunos, que puderam extravasar na criatividade e comparecer no colégio fantasiados daquilo que mais lhe agradavam pertinentes ao Halloween.

Quem teve a ideia de trazer de volta a festa, depois de um ensaio entre os próprios educadores, foi a professora de Língua Portuguesa, Rosana Mara Aleixo, que no ano de 2013 se fantasiou, junto com um grupo de colegas, e gostou do resultado. “No ano passado fizemos uma comemoração da data, mas algo bem pequeno, somente entre alguns professores”, revela Rosana.

A comemoração ocorreu na quadra de esportes, com músicas alusivas ao Halloween e desfile para a escolha da melhor fantasia e performance. Neste 31 de outubro (sexta-feira), os alunos surpreenderam a equipe da escola. Demonstraram o quanto são criativos quando querem se divertir. Com fantasias de múmias, bruxas, Jason Voorhees (Sexta-Feira, 13), Noiva Cadáver, fantasmas, entre muitos outros personagens, os educandos deram um show, incorporando o espírito do dia. “Foi muito bacana, os alunos se fantasiaram e tiveram uma excelente participação”, elogia a educadora Rosana Mara.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista



FORMAÇÃO EM AÇÃO NO CEASS ELENCA AS AÇÕES TOMADAS E NOVAS PROPOSTAS DE MELHORIAS
Neste último bimestre de 2014, foi efetivado o Formação em Ação no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva. Os trabalhos iniciaram-se às 8h da manhã com a presença de todos os setores da escola, onde foram repassadas informações gerais por parte da direção. Após às 10h, o grupo foi separado em duas oficinas, sendo uma para os professores e outra para agentes I e II. Além do pessoal do CEASS, a escola recebeu a visita da equipe pedagógica do Núcleo Regional de Educação que deram uma aula aos docentes sobre como manipular a Lousa Digital, mostrando alguns dos seus recursos.

O diretor Antonio Machado destacou o trabalho da escola. “No momento que a gente vai avaliando os trabalhos, vemos que os nossos índices estão acima da média nacional. Porém, podemos sempre melhorar”, afirma o gestor. Para o diretor da instituição, o desafio está em reduzir o número de aprovação pelo conselho, de forma que o aluno consiga sua aprovação por mérito. Para isso, várias ações são tomadas no CEASS, uma delas é a recuperação semestral que favorece uma chance a mais para os estudantes alcançarem a média. Machado faz uma retrospectiva dos trabalhos e se mostra satisfeito. “Estamos passando o 2014 com a realização de bastante reuniões e diversas propostas feitas e efetivadas para melhorar os resultados da escola”, lembra o diretor.

O setor pedagógico exibiu um vídeo “Peixe Fresco – O Segredo para o Sucesso” e instigou os educadores a responderem o que fariam caso se encontrassem na mesma situação apresentada no filme. A intenção da atividade era demonstrar que todos devem ter desafios para se sentirem vivos. Outro trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica foi mostrar os índices da escola, de forma a discutir meios e elencar propostas para melhorar os resultados.

Os funcionários discutiram acerca da violência na escola. A secretária Elaine Flores falou sobre a finalidade da oficina. “O objetivo dessa reunião é aprendermos a lidar com as situações problemas em relação à violência na escola”, explica ela. Elaine diz que a escola ainda é vista como uma ponte de salvação que a comunidade escolar tem. Em se tratando de violência na escola, o bullying foi um do problemas tratados e, sobre ele, foram feitos alguns depoimentos que revelam como esse transtorno dificulta o relacionamento e deprime quem sofre desse mal.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

EQUIPE DA COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA AJUDA A REESTRUTURAR FAMÍLIAS COM PALESTRA MOTIVACIONAL
Importante e emocionante. Estas podem ser a tradução da palestra realizada no último dia 23 de outubro no Colégio Ayrton Senna. A convite da estagiária de pedagogia, Jéssica Camargo, e com a autorização da direção do CEASS, estiveram presentes na escola o casal, Juliana de Moura e Valtair de Moura, para ministrar palestra com o tema “Estreitando Laços Familiares”.

O discurso, em tom motivacional e espiritual, conseguiu atingir o público, composto por pais, mães, avós, filhos e netos. A palestrante Juliana tocou em um ponto crucial no seio familiar quanto à responsabilidade afetiva dos pais e filhos, reforçando a necessidade da evocação de coisas positivas e a supressão do pessimismo. “Temos que parar de dizer coisas negativas. Pense e fale palavras positivas, porque dessa forma nosso lar será uma bênção”, conscientiza ela. Juliana foi contundente em relação ao amor no lar e reforçou a importância dos pais estarem constantemente vigiando os filhos. “Esse trabalho de vigiar deve ser feito de modo a ser percebido pelos jovens como uma demonstração de amor e não de castigo”, explica ela.

Essas reflexões fizeram com que muitos pais pudessem pensar qual atitude estão tendo em casa quanto ao cuidado com seus filhos. “Graças a Deus não tenho muitos problemas em casa. Mas sabemos que muitas famílias não têm um bom relacionamento dentro do lar. Essa palestra foi muito boa para aproximar as famílias”, declara Solange Zumira, mãe de dois alunos do CEASS.

PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

PREVENÇÃO DE INCÊNDIO: SIMULAÇÃO DO PLANO DE ABANDONO É EFETIVADA NO CEASS
Visando adequar a escola às normas legais do Corpo de Bombeiros e à legislação pertinente à prevenção de incêndios e pânico, o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva implantou e melhorou sua estrutura física para suprir todas as necessidades de segurança da sua comunidade escolar.

Em respeito ao Decreto nº 4837/2012 e à Instrução nº 024/2012- Seed/Sued, O CEASS preparou toda a sua estrutura para dar suporte ao sistema de segurança em relação à prevenção de incêndio, além de ter cinco membros de sua equipe preparados para a conscientização da comunidade escolar sobre os diferentes problemas socioambientais que potencializam eventos danosos. “O colégio está dentro dos padrões de prevenção. Possui estrutura física adequada para facilitar a rota de fuga”, esclarece o diretor Antonio Machado.

Nesta terça-feira (21), o CEASS realizou a simulação do Plano de Abandono. Antes da execução do exercício, a equipe do estabelecimento recebeu as orientações repassadas pelo palestrante responsável pela formação de brigadistas escolares, Adergecino Chavier dos Santos. Chavier esclareceu sobre o papel do professor no momento do exercício e sobre a responsabilidade dos educadores que fariam o acompanhamento dos estudantes até o ponto de acolhida.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista





PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI
REUNIÃO COM EQUIPE DO NRE CONTRIBUI PARA UMA MELHOR CONCEPÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO NA ESCOLA
Dando continuidade ao Plano de Ações Descentralizadas (PAD), foi realizado mais um encontro entre a equipe do Núcleo Regional de Educação de Toledo e a do CEASS. Os profissionais se reuniram na manhã desta quinta-feira, 16, para falarem sobre o processo de planejamento, execução e avaliação. A coordenadora de Língua Portuguesa, Sandra Nogueira, do NRE, discursou sobre o assunto, dizendo que este é um aspecto fundamental do processo educacional.

Segundo a coordenadora, o planejamento em uma escola é extremamente necessário para um trabalho bem organizado. Ainda, de acordo com a educadora, que esteve acompanhada por Robson Moreira Machado, o modo de avaliar é um espelho de como a sociedade está organizada. Na escola ainda é utilizada a avaliação como forma de recompensa aos educandos, onde, muitas vezes, conscientemente ou não, busca-se disciplinar a turma fazendo uso da avaliação para moderar o comportamento e o compromisso com os estudos de seus alunos. “Existe uma certa concepção de poder na avaliação. Às vezes, o professor pode exercer esse poder para punir alunos indisciplinados, ou até mesmo para premiar os mais dedicados”, completa Sandra.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI





Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

CEASS COMEMORA O DIA DO PROFESSOR COM A PRESENÇA DA MAIORIA DE SEUS PROFISSIONAIS
Neste 15 de Outubro foi comemorado o Dia do Professor. Para festejar a data, os docentes e servidores de outros setores do Colégio Estadual Ayrton Senna se reuniram para um almoço de confraternização que ocorreu no Clube Toledão.

Aproveitando a oportunidade, o diretor Antonio Machado parabenizou a classe pelo dia, sendo seguido pela direção auxiliar, Gisele Jaqueline Batista, que também congratulou os colegas de trabalho. A secretária Elaine Flores de Carvalho homenageou os mestres, lembrando a história destes trabalhadores e felicitando-os pelo valor que eles têm para a formação da sociedade.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI





Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

CEASS REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO SEU BAZAR BENEFICENTE
A segunda edição do Bazar Beneficente do CEASS de 2014 foi realizada neste sábado nas dependências da escola. A comunidade do grande São Francisco e Panorama compareceu e fez suas compras. Havia uma variedade de produtos que iam de pequenos adereços como pulseiras, cintos e relógios, até brinquedos, roupas e calçados.

A escola foi aberta ao público às oito horas da manhã e recebeu inúmeras pessoas interessadas em adquirirem os produtos do bazar. A sala onde foram organizadas as roupas, calçados e utensílios em geral, ficou lotada de consumidores, os quais puderam levar para casa os vestuários que mais lhes chamaram a atenção. Todas as vestes e indumentárias foram selecionadas pela equipe pedagógica, de forma a oferecer bens de consumo em boas condições de uso.

O Bazar Beneficente é mais uma das promoções que o CEASS realiza todos os anos como forma de arrecadar verbas para manutenção das necessidades da escola. A ideia da realização do bazar, que já vem sendo praticado há três anos – com duas edições anuais - veio da pedagoga Elizete Rosa Astori que, devido às suas experiências anteriores, percebeu a importância do evento para a escola. “Iniciamos a promoção do bazar a partir das necessidades que o estabelecimento tinha em relação a materiais pedagógicos para os alunos que esqueciam seus materiais e, principalmente, para aqueles que não tinham condições de comprá-los”, relata a educadora.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista
















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito