Formação Continuada da Escola Recursos da Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Links Interessantes Blog do CEASS Espaço do Professor Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

CEASS REALIZA SUA FESTA DO "ARRAIÁ"
O dia 26 de junho foi de muita alegria na quadra de esportes do CEASS. Nesta data, o colégio realizou sua festa do “arraiá” com a participação de professores, funcionários, direção, pedagógico e, como não poderia deixar de ser, dos estudantes que se empenharam nos ensaios e fizeram belas apresentações. Entre as exibições, o casamento caipira foi um show à parte. Sua representação favorece aos alunos demonstrarem criatividade e uma boa dose de improviso. Além do casal caipira e companhia, os educandos dançaram ao som de diversos músicas, sem contar a tradicional dança da quadrilha que envolveu a todos num mesmo ritmo.


FORMAÇÃO EM AÇÃO CONTRIBUI COM O COTIDIANO ESCOLAR, FAVORECENDO REFLEXÕES
Na última terça-feira, dia 24, os profissionais da educação do CEASS estiveram participando do Formação em Ação 2014. O evento contou com a participação dos educadores nos três períodos de funcionamento da escola. O objetivo dos estudos era trazer para o debate questões relacionadas ao dia a dia da instituição, cujos projetos e programas relativos a aspectos sócio ambientais, cultura indígena, educação étnico-racial e cuidados com o idoso estivessem contemplados no Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar e sendo praticados pela escola. Os trabalhos tiveram as pedagogas do CEASS como responsáveis pelo planejamento, organização e dinamização das tarefas. As profissionais fizeram a recepção do coletivo e explanou aos grupos acerca das questões que nortearam as atividades do dia. Após a leitura dos textos, os grupos responderam as questões postas no material, formulando suas ideias quanto ao conteúdo das perguntas, as quais foram, ao final do dia, levadas à equipe pedagógica para análise e prováveis ações quanto a falhas e acertos no cotidiano escolar.






Por Roberto Crepaldi Dias



GRÊMIO ESTUDANTIL É ELEITO NO CEASS: DEMOCRACIA ESCOLAR É FORTALECIDA
No dia 18 de junho de 2014 aconteceu a votação para escolha dos membros do Grêmio Estudantil. Os alunos foram convidados a comparecer em uma das salas do Colégio Ayrton Senna para votar naqueles que os representarão na instituição de ensino. A votação marca uma data muito importante para a escola que contempla, com o Grêmio Estudantil, o fortalecimento da democracia escolar e que tem as três instâncias colegiais formadas (APMF, Conselho Escolar e Grêmio), podendo desenvolver um trabalho democrático na sua totalidade. Com a formação de mais esta representatividade, os estudantes do CEASS são privilegiados com um dos instrumentos mais importante para sua categoria. O grêmio estudantil serve como uma ferramenta de crescimento pessoal e como cidadão ciente de seus direitos e deveres. “O grêmio na escola é um colegiado democrático, com sua representatividade, fazendo valer seus direitos e deveres, assim como, oportunizando e apoiando a administração escolar”, esclarece Antonio Machado, diretor da escola.





PARA LER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO

CEASS PROMOVERÁ SUA 20ª FESTA JUNINA
No próximo dia 27 de junho (sexta-feira), o CEASS estará promovendo sua 20ª festa junina. Para isso, já começaram os preparativos para o evento que, neste ano, planejou uma festança interna.

Os alunos e alunas do Ayrton Senna estão preparando as apresentações: escolhendo músicas e ensaiando as coreografias para fazer bonito durante suas exibições.

Um diferencial em 2014, é que as turmas do período noturno farão seu evento também. A ideia partiu do professor de Educação Física, Valmor Cardoso. Junto com as turmas, procura mesclar as tradicionais cantorias com músicas mais “modernas”, a gosto dos educandos.

O evento de São João ocorrerá na quadra de esportes, no período diurno e noturno. Aberto apenas aos estudantes do CEASS.








Por Roberto Crepaldi Dias
FORMULÁRIOS DE SOLICITAÇÃO DO CARTÃO SUS SÃO ENTREGUES AOS EDUCANDOS
O Colégio Ayrton Senna, aderindo à parceria do Ministério da Educação com o Ministério da Saúde, disponibilizou no dia 6 de junho o Formulário de Solicitação do Cartão SUS a todos os seus alunos. Com a parceria entre os dois ministérios, foi criado o Programa Saúde na Escola (PSE), cuja finalidade é desenvolver ações que beneficiam a saúde das famílias, oportunizando com que todas as crianças tenham cadastro no Sistema Único de Saúde e possam, dessa forma, ter acesso a atendimentos como higiene bucal, hepatite, saúde ocular e tantos outros.

O Programa Saúde na Escola contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

Para que o objetivo seja alcançado, foi necessário a adesão dos municípios e destes com as escolas. O programa traz orientação sobre as doenças como DST, AIDS, prevenção da gravidez na adolescência, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.


LER MAIS

Por Roberto Crepaldi Dias



TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CONTINUA COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS
O curso técnico em Edificações continua com seu processo de inscrição, seleção e matrícula para a nova turma que iniciará os estudos a partir do próximo semestre. O Colégio Ayrton Senna dispõe de boa estrutura para dar o suporte teórico e prático aos estudantes. O estabelecimento de ensino conta com corpo docente altamente qualificado compostos de engenheiros, arquitetos e outras áreas de formação, podendo gabaritar os cursistas para o amplo mercado de trabalho no campo da construção civil. O colégio ainda dispõe de laboratório de maquetes, laboratório de desenho e, nos próximos dias, de um laboratório de informática disponibilizado pelo Brasil Profissionalizado, específico para as atividades do curso profissional. Quem desejar ingressar no curso, deve procurar a secretaria da escola munido dos documentos pessoais e históricos escolares do ensino fundamental e médio. Todos os documentos devem ser apresentados nos originais e cópias. Mais informações, ligar para o fone (45) 3277-9427. A instituição de ensino forma sua sexta turma neste primeiro semestre de 2014. Muitos dos edificadores diplomados no Ayrton Senna já estão no mercado de trabalho ou então melhoraram suas remunerações pela qualificação recebida.



Por Roberto Crepaldi Dias



REPOSIÇÃO DO DIA 24 DE ABRIL: ATIVIDADES ESPORTIVAS MOVIMENTAM O SÁBADO NO AYRTON SENNA
Atividades esportivas movimentaram as dependências do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva no sábado, 31 de maio. Esse foi o segundo momento utilizado para reposição dos dias em que os educadores estiveram em greve por melhorias na profissão.

Os trabalhos realizados no último final de semana contaram com a presença de todos os funcionários, equipe pedagógica, equipe diretiva e docentes que lecionam na quinta-feira e que aderiram à greve. Por essa razão, cumpriram a reposição do dia 24 de abril.

Para os trabalhos do dia, foram planejadas três modalidades esportivas. Os alunos participaram de disputas de Futsal, Vôlei e Tênis de Mesa na forma de rodízio, onde todas as equipes tiveram a oportunidade de jogar. Para que as atividades fossem executadas com êxito, foi necessário o empenho de todos os profissionais presentes, haja vista a grande quantidade de equipes inscritas.



Por Roberto Crepaldi Dias












Para conferir mais fotos clique aqui!

PROJETO DE DANÇA É ATRAÇÃO PARA ALUNAS DO CEASS
Com o objetivo de manter os alunos a maior parte do tempo na escola, em consonância com a política do Estado, o CEASS oferece diversas oportunidades para seus educandos. A comunidade do São Francisco tem no Colégio Ayrton Senna um ambiente com múltiplas possibilidades para receber e dar atendimento que vão desde o esporte até ao aprender outra língua.

Uma das atividades de contraturno que vem atraindo o público feminino é o projeto de danças. Muitas estudantes do estabelecimento se matricularam e comparecem duas vezes por semana, no período vespertino, para os ensaios. Entre as modalidades de dança, as discentes aprendem os ritmos do break, funk, hip hop, dança de rua, pop, entre outros. “Eu adoro dançar. O estímulo para eu fazer o curso veio da minha mãe, que disse que eu tenho facilidade em dançar”, relata a estudante Júlia Beatriz.

“Os treinamentos buscam complementar os estudos, de modo a atrair e trazer os alunos para a escola, fazendo com que ela se torne um lugar prazeroso”, reflete a professora de Educação Física, Janete Souza da Silva. A docente é responsável pela turma de dança e explica que o objetivo é aliar os aspectos culturais e regionais específicos, possibilitando a liberdade de recriação coreográfica e a expressão livre dos movimentos.





Por Roberto Crepaldi Dias



DIA DO DESAFIO TEM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO CEASS
O Dia do Desafio em Toledo teve o reforço dos alunos do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva na disputa contra a cidade de León, Nicaraguá. Parte da equipe da escola se juntaram aos alunos em uma caminhada pelas ruas próximas à escola.

O evento é uma iniciativa adotada por mais de três mil cidades, de 21 países do Continente Americano com o objetivo de criar um movimento de incentivo à prática diária da atividade física, com uma filosofia simples, baseada na competição amigável para mobilizar cidadãos de diversos perfis socioculturais, em uma celebração à diversidade, credibilidade e livre expressão.

O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio trata-se de uma realização das prefeituras municipais. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Este ano, o Dia do Desafio aconteceu em sua 20ª edição, e desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.

A participação do CEASS neste movimento de Educação Física contou com a mobilização de aproximadamente 600 pessoas, entre estudantes e profissionais da escola.



Por Roberto Crepaldi Dias



Fonte: http://www.sesc-se.com.br http://www.integracaotoledo.com.br




OBMEP É APLICADA A ALUNOS DO CEASS E SERVE COMO INSTRUMENTO DE FEEDBACK
Na última terça-feira (27), os alunos do CEASS realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas fazem parte da 1ª fase da 10ª Edição da olimpíada da qual o Colégio Ayrton Senna da Silva participa desde a primeira edição. Com a grande adesão das escolas, o programa frutificou oportunizando mais acessos e um ensino de matemática diferenciado. “A Olimpíada de Matemática é uma oportunidade que os estudantes têm de testar seus conhecimentos sobre a disciplina”, relata Adilson Antonio dos Santos, professor de Matemática e responsável pela coordenação do evento na escola. O docente explica que o programa ajuda na capacidade de interpretação, pois aplica diferentes algoritmos na resolução de situações problemas que envolvam o raciocínio lógico. A OBMEP é dividida em três níveis, sendo que alunos dos 6º e 7º anos participam do nível I; 8º e 9º anos respondem questões de nível II, ficando o terceiro nível para os discentes do Ensino Médio. No Ayrton Senna, as provas foram aplicadas nos três períodos, englobando o Ensino Fundamental e Médio. A instituição de ensino teve quatro alunos que receberam Certificados de Menção Honrosa devido ao excelente resultado obtido em 2013.



CERTIFICADO



A aluna Alany Cristina Zimmermann, que cursa o quarto ano Integrado de Edificações, diz não encontrar dificuldade em fazer a prova. "Já é a quarta vez que recebo menção honrosa. A minha turma toda não acha difícil as questões", diz a modesta estudante, a única de sua turma a receber a certificação.







Por Roberto Crepaldi Dias

REPOSIÇÃO DE AULAS: CEASS REALIZA REUNIÃO COM PAIS E ALUNOS
Em cumprimento a seu calendário de reposição, o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva realizou no dia 17 de maio (sábado), uma reunião com os pais e educandos do estabelecimento, reunindo-os em um espaço reservado para esta finalidade. A reposição refere-se ao dia 30 de março (quarta-feira), ocasião em que os educadores estavam em greve. A ação faz parte de uma série de reuniões que vêm sendo assumidas pela direção e equipe pedagógica, com o objetivo de uma maior aproximação da comunidade com a escola e, com isso, vem buscando, gradativamente, um compromisso dos pais em relação a vida escolar de seus filhos. O trabalho reuniu a direção, equipe pedagógica, professores, pais e alunos. Várias informações importantes fizeram parte da pauta dos assuntos que foram abordados, cujo tema principal foi acerca do aproveitamento e rendimento escolar dos estudantes e a redução de atos de vandalismo e violência ao entorno do educandário, principalmente no horário de entrada e saída das aulas. Para fazer frente a isso, a direção esclareceu sobre a rede de proteção e enfrentamento ao uso de drogas e violência contra o menor, bem como os órgãos responsáveis pelos serviços de prevenção e proteção. Outra ação adotada para o momento foi a entrega de boletins, aproveitando a oportunidade em que pais e professores pudessem conversar sobre os comportamentos, dificuldades e outros viés da vida escolar dos alunos.




Por Roberto Crepaldi Dias





PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES 2015: INSCRIÇÕES ABERTAS
Estão abertas até o dia 08 de agosto as inscrições para a edição 2015 do programa Jovens Embaixadores. O Programa é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino, oferecendo a esses jovens a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Fonte: site do NRE
PROVAS DE OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA PODE FOMENTAR INTERESSE PELA CIÊNCIA
Com o objetivo de difundir o conhecimento astronômico entre os brasileiros, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira, criaram a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na última sexta-feira (16), o Colégio Ayrton Senna aplicou a prova a todos os seus educandos. São aproximadamente 800 alunos envolvidos na realização das provas, tendo a oportunidade de testar seus conhecimentos acerca do assunto. “A aplicação das questões em todas as escolas serve como forma de fomentar o interesse dos alunos pela astronomia e, além disso, o evento pode descobrir novos talentos no campo dessa e de outras ciências”, explica Claudiney Barbosa de Andrade, professor de Física do Ayrton Senna. A OBA é aberto à participação de escolas públicas e privadas, independentemente de sua localização, englobando estudantes da educação básica, desde os anos iniciais até a conclusão do Ensino Médio. A prova é realizada anualmente no mês de maio em todos os estabelecimentos brasileiros de ensino cadastrados. Ela consiste em um número variável de questões, dependendo do nível dos participantes.



Por Roberto Crepaldi Dias



DIA 26 DE MAIO INICIA AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
A partir do dia 26 de maio inicia as inscrições para o Curso Técnico em Edificações do Colégio Ayrton Senna. A modalidade do curso é a subsequente em toda a Rede Estadual de Educação. As pessoas interessadas deverão comparecer às escolas para realização da inscrição e esperar o período das matrículas, momento em que o estabelecimento de ensino entrará em contato com base na ficha de inscrição, a fim de realizar o processo de seleção e matrícula. O curso é dirigido a estudantes que estão concluindo o Ensino Médio e a todos que já tenha terminado os estudos. Para as inscrições são necessárias as cópias e os originais dos documentos de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, históricos escolares, comprovante de residência (conta de luz) e comprovante de renda. Esta primeira fase termina no dia 30 de maio. Para mais informações é necessário entrar em contato com a escola pelo fone (45) 3277-9427.



Por Roberto Crepaldi Dias





ENEM TEM BOA PROCURA: ALUNOS DO CEASS FAZEM INSCRIÇÕES
Iniciou neste dia 12 de maio as inscrições para o ENEM 2014. É muito importante fazer a prova dando o máximo de si porque a nota do Enem constitui o mais importante indicador de qualidade do Ensino Médio brasileiro, tanto para escolas públicas como para as privadas. Apesar de nem todas as universidades terem aderido ao Enem como critério único de seleção, grande parte utiliza o exame do Ensino Médio como parte do processo seletivo. Só isso já seria um bom motivo para prestar a prova com seriedade. Os alunos do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva já iniciaram suas inscrições e demonstram interesses em participar com determinação neste processo de inclusão ao ensino superior. Porém, além de ter a chance de concorrer a uma bolsa pelo Pró-Uni ou Sisu, o estudante tem várias oportunidades caso tenha uma boa pontuação no Exame. Se você vai prestar o Enem, leia as dicas abaixo para entender por que ele é um exame tão importante. E saiba que, quando chegar a prova, é importante ter uma boa alimentação, dormir bastante e resolver as questões com tranquilidade. Vai ser bom para você, para a sua escola e para o Brasil. POR QUE É IMPORTANTE FAZER A PROVA? Serve como autoavaliação; É um simulador do vestibular; É obrigatório para quem quer tentar uma bolsa pelo Pró-Uni; É um indicador de qualidade das escolas; É um avaliador interno das escolas; Pode ser usado para conclusão do ensino médio Entre outros. O site é o www.inep.gov.br.



Por Roberto Crepaldi Dias (fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br)






















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito