Formação Continuada da Escola Recursos da Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Links Interessantes Blog do CEASS Espaço do Professor Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

REUNIÃO COM EQUIPE DO NRE CONTRIBUI PARA UMA MELHOR CONCEPÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO NA ESCOLA
Dando continuidade ao Plano de Ações Descentralizadas (PAD), foi realizado mais um encontro entre a equipe do Núcleo Regional de Educação de Toledo e a do CEASS. Os profissionais se reuniram na manhã desta quinta-feira, 16, para falarem sobre o processo de planejamento, execução e avaliação. A coordenadora de Língua Portuguesa, Sandra Nogueira, do NRE, discursou sobre o assunto, dizendo que este é um aspecto fundamental do processo educacional.

Segundo a coordenadora, o planejamento em uma escola é extremamente necessário para um trabalho bem organizado. Ainda, de acordo com a educadora, que esteve acompanhada por Robson Moreira Machado, o modo de avaliar é um espelho de como a sociedade está organizada. Na escola ainda é utilizada a avaliação como forma de recompensa aos educandos, onde, muitas vezes, conscientemente ou não, busca-se disciplinar a turma fazendo uso da avaliação para moderar o comportamento e o compromisso com os estudos de seus alunos. “Existe uma certa concepção de poder na avaliação. Às vezes, o professor pode exercer esse poder para punir alunos indisciplinados, ou até mesmo para premiar os mais dedicados”, completa Sandra.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI





Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

CEASS COMEMORA O DIA DO PROFESSOR COM A PRESENÇA DA MAIORIA DE SEUS PROFISSIONAIS
Neste 15 de Outubro foi comemorado o Dia do Professor. Para festejar a data, os docentes e servidores de outros setores do Colégio Estadual Ayrton Senna se reuniram para um almoço de confraternização que ocorreu no Clube Toledão.

Aproveitando a oportunidade, o diretor Antonio Machado parabenizou a classe pelo dia, sendo seguido pela direção auxiliar, Gisele Jaqueline Batista, que também congratulou os colegas de trabalho. A secretária Elaine Flores de Carvalho homenageou os mestres, lembrando a história destes trabalhadores e felicitando-os pelo valor que eles têm para a formação da sociedade.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI





Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

CEASS REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO SEU BAZAR BENEFICENTE
A segunda edição do Bazar Beneficente do CEASS de 2014 foi realizada neste sábado nas dependências da escola. A comunidade do grande São Francisco e Panorama compareceu e fez suas compras. Havia uma variedade de produtos que iam de pequenos adereços como pulseiras, cintos e relógios, até brinquedos, roupas e calçados.

A escola foi aberta ao público às oito horas da manhã e recebeu inúmeras pessoas interessadas em adquirirem os produtos do bazar. A sala onde foram organizadas as roupas, calçados e utensílios em geral, ficou lotada de consumidores, os quais puderam levar para casa os vestuários que mais lhes chamaram a atenção. Todas as vestes e indumentárias foram selecionadas pela equipe pedagógica, de forma a oferecer bens de consumo em boas condições de uso.

O Bazar Beneficente é mais uma das promoções que o CEASS realiza todos os anos como forma de arrecadar verbas para manutenção das necessidades da escola. A ideia da realização do bazar, que já vem sendo praticado há três anos – com duas edições anuais - veio da pedagoga Elizete Rosa Astori que, devido às suas experiências anteriores, percebeu a importância do evento para a escola. “Iniciamos a promoção do bazar a partir das necessidades que o estabelecimento tinha em relação a materiais pedagógicos para os alunos que esqueciam seus materiais e, principalmente, para aqueles que não tinham condições de comprá-los”, relata a educadora.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

RECURSOS ARRECADADOS NAS PROMOÇÕES DO CEASS SÃO USADOS PARA INSTALAÇÃO DE CONDICIONADORES DE AR E COMPRA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS
Para atingir suas metas no quesito estrutural e pedagógico, o Colégio Estadual Ayrton Senna continua executando seu plano de valorização da estrutura física, cuja finalidade é melhorar a qualidade de vida dos alunos, professores, funcionários, equipe pedagógica e diretiva. Para dar conta de implantar essas benfeitorias, o CEASS vem promovendo alguns eventos e angariando recursos financeiros para bancar a compra, instalação e reparos de equipamentos necessários para suprir a demanda por mais qualidade e conforto nos espaços físicos. Diante do seu cronograma para finalizar as propostas, o diretor Antonio Machado planejou a execução dos trabalhos em três etapas, seguindo o seu Plano de Ação na escola.

Um dos eventos que está ajudando a incrementar os objetivos, além de outros já realizados, é o Show de Prêmios que ocorreu no dia 20 de setembro. “A promoção teve como finalidade econômica buscar a qualidade de vida e de ambientes para os alunos”, informa Machado, frisando que as instalações de condicionadores de ar nos poucos ambientes que ainda não tinham o aparelho já estão sendo feitas. Outro propósito para os recursos da festa foi equipar o setor pedagógico com materiais educacionais, suprindo prováveis necessidades em caso de educandos que não tenham condições de adquirir determinado objeto pedagógico.





PARA LER MAIS, INCLUSIVE AS ETAPAS PLANEJADAS PELA DIREÇÃO, CLIQUE AQUI



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

CURSO DE EDIFICAÇÕES DO CEASS FAZ EXPOSIÇÃO DURANTE A SEMANA DE INTEGRAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE
O Colégio Estadual Ayrton Senna está promovendo a Primeira Exposição do Curso Técnico em Edificações do estabelecimento. O evento faz parte do cronograma de atividades realizadas na Semana de Integração Escola Comunidade, cuja finalidade social é divulgar o curso e motivar tanto a comunidade escolar quanto a sociedade em geral em matricular nesta formação técnica que está entre as mais procuradas no mercado de trabalho brasileiro. “Esta feira tem como objetivo expor os trabalhos de maquetes construídas pelos alunos, bem como exibir os materiais estudados e manipulados durante o curso, mostrando para quem vier à feira que nossa instituição tem ótimas condições de formar bons profissionais e provocar os presentes a matricularem-se no curso”, explica o diretor da escola, Antonio Machado. De acordo com Machado, a proposta da feira ainda visa mostrar as várias ementas do curso por meio de banners específicos das disciplinas.

Para o engenheiro civil e professor na instituição, Bruno Manarin, a exposição é importante não só para Toledo, mas para todos os brasileiros. Para ele, quanto mais profissionais formados, melhor. “Não ter conhecimentos teóricos sobre os princípios fundamentais de uma obra é muito perigoso. Muita gente constrói, porém a maioria trabalha de forma errada, prejudicando a sociedade”, enfatiza Manarin.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI





Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

GRÊMIO DO CEASS PARTICIPA DO I CONGRESSO ESTUDANTIL DO NRE DE TOLEDO
Hoje, 23 de setembro, ocorreu o 1º Congresso Estudantil das escolas do Núcleo Regional de Educação de Toledo. Para dar um panorama da importância desse encontro, podemos analisá-lo utilizando a visão do chefe do NRE, Léo Inácio Anschau: hoje é um dia em que discutiremos ideias, faremos questionamentos e obteremos muitas informações que ajudarão nas ações dos grêmios estudantis. “Atitudes como essa deveriam ser mais frequentes, pois a educação é a principal solução de nossos problemas”, complementa o coordenador geral da Unipar, Roberto Niero.

Depois de anos de apagão, parece que uma das instâncias colegiais mais importantes da escola ressurgiu. Centenas de jovens, representando dezenas de grêmios, estiveram presentes no auditório da Unipar. O Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Ayrton da Silva, juntamente com a direção da escola, esteve prestigiando o evento e deu sua contribuição quanto a inovações implantadas no CEASS. “Temos atividades em parceria com o projeto Mídias, trabalhamos com um jornal e com uma rádio escolar, com produção própria. Também tivemos a ideia de confeccionar a carteirinha estudantil. Com a ajuda do NRE e da escola, os documentos já foram feitos e entregues aos alunos”, relata Aline Lopes, vice-presidente do Grêmio.



 



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI

EQUIPE DO CEASS PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE O PLANO DE AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Na semana dos Jogos Escolares do Paraná, o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva tem uma ampla agenda de atividades. Neste dia 22 de setembro, os educadores do estabelecimento, compostos por equipe diretiva e pedagógica; agentes I e II e professores estiveram presentes na Sede da APP-Sindicato para participarem da reunião do Plano de Ações Descentralizadas (PAD) proposta pelo Governo Federal.

A equipe pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Toledo dirigiu os trabalhos, explicando o que é o PAD e seus objetivos. A coordenadora de Língua Portuguesa e Sala de Recursos, Sandra Nogueira, falou sobre plano e enalteceu o CEASS pelos ótimos resultados obtidos nas avaliações externa do educandário. “Quando nós começamos a estudar os índices do Colégio Ayrton Senna, tivemos uma grata surpresa, pois a instituição tem um IDEB muito bom, um dos melhores do NRE”, elogia a coordenadora. A representante da equipe pedagógica explicou que o CEASS faz parte dos 10% das 34 escolas da regional que estão muito bem no IDEB e no Prova Brasil.

Com o foco no processo de ensino e aprendizagem, o CEASS foi escolhido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), para fazer parte do PAD. Segundo a pedagoga Rozilene Maria Moraes, do NRE, o objetivo em estudar os resultados do Ayrton Senna é saber quais ações a equipe da escola aplica no cotidiano escolar para alcançar a excelente performance educacional. “Precisamos conhecer as ações que dão certo na escola para podermos desenvolvê-las em outras também. É importante compartilharmos as boas práticas de uma escola, a fim de implantarmos nas demais”, acrescenta a profissional.

Os participantes da reunião tiveram a oportunidade de dar sugestões acerca de como melhorar ainda mais as atividades do CEASS. Diversas ideias foram elencadas. O diretor Antonio Machado discursou sobre sua função como gestor da escola. “Tenho que propor estratégias, gerenciar e mediar os conflitos e relações no trabalho; propiciar um ambiente favorável para um trabalho em harmonia e tranquilidade e também propor desafios a serem alcançados para construir uma escola com qualidade”, opina Machado.





Por Roberto Crepaldi Dias -Jornalista

RECORDE DE PÚBLICO MOSTRA A GRANDEZA DO SHOW DE PRÊMIOS DO CEASS
A presença de aproximadamente 500 pessoas na Associação de Moradores do Bairro São Francisco marca o sucesso do Show de Prêmios do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva. O grande número de pessoas representa a importância que este tipo de evento tem para a comunidade do São Francisco, Panorama e outras comunidades vizinhas.

A festividade teve início às 14 horas e se estendeu até as 17 horas, superando as expectativas dos organizadores. “O evento deste ano foi bem além do que esperávamos. Todos os recursos arrecadados com a venda das cartelas e dos comes e bebes, serão revertidos para os alunos da escola”, informa Antonio Machado, diretor da escola.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI

ALUNO DO 7º ANO DO CEASS TEM TEXTO SELECIONADO PELA 4ª OLIMPÍADAS DE PORTUGUÊS
Texto de aluno do Ayrton Senna é selecionado pela comissão julgadora da 4ª Olimpíadas de Português – Escrevendo o Futuro. O estudante, Matheus Sebastião, do 7º ano, participou da Olimpíadas com o texto intitulado “A vinda para o Paraná”, concorrendo na categoria Memórias Literárias.

O educando teve como orientadora a professora Rosana Mara Aleixo Gomes. As Comissões Julgadoras Estaduais farão a leitura e seleção no período de 25 de setembro a 10 de outubro. Caso o texto do aluno do CEASS seja selecionado como semifinalista, a equipe da Olimpíada entrará em contato com a instituição de ensino.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista



(fontes:http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/02/24/inscricoes-para-a-olimpiada-de-lingua-portuguesa-comecam-nesta-segunda.htm e e-mail do colégio.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI



REUNIÃO PEDAGÓGICA REALIZADA NESTE SÁBADO OPORTUNIZA UMA REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS PELO CEASS
Com o objetivo de aparar as arestas dos trabalhos pedagógicos do CEASS, o estabelecimento de ensino realizou uma reunião pedagógica com a participação de dezenas de professores, funcionários, pedagogas, direção auxiliar e direção. Foram vários os assuntos abordados no encontro ocorrido neste sábado (06).

O diretor Antonio Machado projetou o Calendário Escolar mostrando o planejamento do último semestre e explicou aos educadores sobre a organização da Semana de Integração Escola Comunidade. Além de expor o cronograma de atividades que acontecerá durante a Semana dos Jogos Colegiais do Paraná, foi ajustado o dia em que o educandário realizará seu Conselho de Classe do Terceiro Bimestre. Muitas ações que ocorreram, principalmente neste segundo semestre, foram elencadas durante o percurso da reunião. A proibição do uso de celular e a referida lei que legaliza a proibição no âmbito escolar, bem como os eventos que se realizarão nos próximos dias como o Show de Prêmios e o Bazar Beneficente, foram abordados com os professores.

Um tópico também importante, lembrado pela direção da escola, foi acerca do Plano de Ações Descentralizadas proposta pelo Núcleo Regional de Educação. De acordo com a direção, grande parte das ações que o citado Plano traz já é efetivada pelo CEASS há alguns anos, fato esse elogiado pelos representantes do NRE. O gestor do educandário explicou sobre as atividades diferenciadas que o colégio executa para dar conta de melhorar o desempenho dos educandos e os resultados do CEASS, mesmo com todas as dificuldades. “Somos uma ilha feliz, num mar de tempestade”, reflete Machado sobre a condução exemplar do Colégio Ayrton Senna, mesmo enfrentando todas as adversidades advindas de uma escola de bairro.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI

CEASS DOA DEZENAS DE CESTAS BÁSICAS A COMUNIDADES DE TOLEDO
Imbuído de um compromisso social, mais um vez o Colégio Estadual Ayrton Senna faz sua campanha de arrecadação de alimentos com a finalidade de distribuir cestas-básicas a famílias que necessitam de ajuda, cujo critério é que estejam cadastradas em algum programa social.

Neste ano de 2014, a Gincana Solidária, Recreativa e Esportiva conseguiu arrecadar algo em torno de uma tonelada de produtos alimentícios, repetindo o êxito dos eventos anteriores. De acordo com a agente administrativo, Dulcirene dos Santos, que ajudou a organizar os produtos e fazer o controle dos beneficiados, a escola fez doações de 36 cestas-básicas a famílias de várias comunidades, indo além do espaço geográfico do São Francisco.






Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

GRÊMIO DO CEASS PARTICIPA DE REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO I CONGRESSO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS DO NRE
Nesta sexta-feira (29), o Núcleo Regional de Educação de Toledo realizou a primeira reunião com os grêmios estudantis das escolas de Toledo. Seis estabelecimentos do município estiveram presentes no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT) para participar da discussão de organização do I Congresso Estudantil que irá ocorrer no dia 23 de setembro no Auditório da Unipar.

O Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Ayrton Senna, representado pelo presidente da instância colegiada, Nicolau Saievicz Langer e parte de sua equipe, Aline Lopes e Júlia Beatriz, participaram da reunião que iniciou às 14 horas. A diretora auxiliar Gisele Jaqueline Batista e o responsável pela comunicação dos eventos e projetos da escola, Roberto Crepaldi Dias, acompanharam os educandos. Na oportunidade, Gisele Batista falou sobre as realizações do Grêmio do CEASS, relacionando a participação do colegiado em diversos eventos da escola, como a festa junina, gincana esportiva e recreativa, doação de cestas básicas, confecção da carteirinha estudantil e participação ativa no projeto Mídias com a criação do Jornal Escolar e a Rádio Intervalo.



PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

GRÊMIO CONTRIBUI COM A PRODUÇÃO DE CARTEIRINHAS DO ESTUDANTE NO CEASS
O Grêmio Estudantil do Colégio Ayrton Senna está a todo vapor. A equipe se incumbiu de diversas atividades na escola e, hoje, 28 de agosto, a instância colegiada iniciou um processo de divulgação e posterior confecção das carteirinhas do estudante.

Os representantes dos alunos passaram nas salas de aula com o intuito de informar os educandos acerca da proposta da produção do documento que, neste ano, será produzido pelo próprio estabelecimento de ensino, e da importância que ele tem para os discentes. Feita a conscientização, o Grêmio Estudantil elaborou uma lista dos interessados e estipulou um prazo para a entrega das carteirinhas.

Muitos estudantes tinham dúvidas sobre a relevância da cédula. Devido a uma clara explanação por parte dos membros do colegiado, a maioria dos discentes se interessaram pela aquisição. O documento tem previsão de estar pronto até meados de setembro, o qual será confeccionado com papel especial e plastificado.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista



MAIS FOTOS, NO FACEBOOK (MIDIASAYRTON@GMAIL.COM)



EQUIPE PEDAGÓGICA DO NRE VISITA O CEASS PARA DIVULGAR O PAD
A equipe pedagógica e diretiva do Colégio Ayrton Senna recebeu a visita do Núcleo Regional de Educação na tarde de quarta-feira (27).

Os representantes do NRE, Robson Moreira Machado e Sandra Nogueira, da equipe pedagógica, divulgaram o Plano de Ações Descentralizadas (PAD), cuja proposta é promover ações colaborativas que sanem as dificuldades pedagógicas das escolas.

As ações do PAD surgiram para acompanhar e assessorar individual e continuamente os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, com foco no processo de aprendizagem. Entre as ações que podem ser aplicadas nas práticas pedagógicas, está a melhoria da proeficiência em leitura, interpretação de textos e da resolução de problemas afins, conforme explicou a coordenadora de Língua Portuguesa e Sala de Recursos do NRE, Sandra Nogueira.

O diretor Antonio Machado, a  diretora auxiliar, Gisele Jaqueline, bem como as pedagogas Tamara Giovanoni, Elize Astori, Sandra Inês Lindner e a secretária Elaine Flores ouviram as informações com o compromisso de implantar as práticas na escola, ações essas que vêm ao encontro do processo educativo, haja vista possibilitar a ampliação e implementação de práticas que integrem toda a comunidade escolar. Com mais estas medidas, o educandário visa reduzir a taxa de abandono, reprovações e aprovação pelo conselho de classe.

LEI 18118 DE 24 DE JUNHO DE 2014: FICA TERMINANTEMENTE PROIBIDA A UTILIZAÇÃO DE CELULAR DENTRO DA SALA DE AULA
Agora é Lei. O dia 25 de junho de 2014 marca uma data importante para o ensino e, principalmente, para o aprendizado dos educandos do Colégio Estadual Ayrton Senna. Um dos grandes entraves para a prática docente e constante preocupação da equipe pedagógica e direção é a utilização do celular, prática comum no interior das de salas de aulas.

Até junho deste ano, o CEASS contava apenas com seu Regimento Interno que determinava a proibição em sala de aula. Porém, em 2014, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná a Lei nº 18118 que, no seu Art. 1º, proíbe o uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico durante o horário de aulas nos estabelecimentos de educação de ensino fundamental e médio.

Diante da entrada em vigor desta Lei, a equipe diretiva e pedagógica convocou a comunidade escolar, composta pelos pais e responsáveis pelos alunos da instituição, para a devida orientação. O diretor Antonio Machado informou sobre as determinações do Decreto e a consequente tomada de ação por parte do Colégio Ayrton Senna que, em consenso com todas as escolas do NRE e com a Promotoria, normatizou as penalidades em caso de desrespeito à da lei em vigor.

O Colégio Ayrton Senna já dispõe de regulamentação no seu Regimento Escolar. No Art. 191, Inciso XIII, que diz: É vedado a utilização de aparelhos eletrônicos (celular inclusive) na sala de aula, que não estejam vinculados ao processo ensino e aprendizagem. O Art. 192 discorre sobre as sanções. Em caso de desrespeito, o educando receberá punições que vão desde uma orientação até a convocação do Conselho Escolar, Conselho Tutelar e Promotoria, quando o caso se mostrar agravante.



PENALIDADES COM BASE NA LEI

Por Solicitação da Promotoria da Comarca de Toledo-PR; Por decisão das Escolas Estaduais da Equipe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, serão feitas as adequações nos regimentos escolares, onde deverão constar a decisão de proibição do celular em horário de aulas; sendo que a não obediência levará:



(1°) Retirada do aparelho eletrônico/celular, com registro e devolução aos pais após 10 dias;

(2º) Na reincidência, a devolução aos pais será após o fim do semestre;

(3º) Permanecendo o problema, a devolução aos pais só ocorrerá ao fim do ano letivo. Os casos de delitos (mensagens indevidas, sejam escritas ou em áudio/vídeo), serão encaminhados à Delegacia de Polícia por meio da Patrulha Escolar Comunitária.



Por Roberto Crepaldi Dias
















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito