Formação Continuada da Escola Recursos da Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Links Interessantes Facebook do CEASS Espaço do Professor Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

Autorizada 2º turma Curso Técnico em Edificações!
Atenção interessados que se inscreveram para os Curso Técnico em Edificações para 2016, o estado autorizou a segunda turma, assim convocamos os alunos inscritos para efetivarem sua matrícula nos dias 26 e 27 de julho das 19h às 21h30min na secretaria do colégio.
ABERTAS INCRIÇÕES CURSO TECNICO EM EDIFICAÇÕES !

O Curso Técnico em Edificações Subsequente abre inscrições e comunica aos interessados que se inscreveram até


dezembro de 2015  a comparecerem para uma entrevista para o curso.


Os 40 alunos que aguardavam deverão comparecer a secretaria do colégio a partir do dia 27 de julho de 2016


das 19h às 22h30min. Início das aulas previsto para 01/08/2016.


HAVERÁ AULAS EM 22 DE ABRIL
Informamos aos pais e alunos que no dia 22/04/2016 Sexta-feira haverá aula normalmente.

Os alunos deverão trazer os materiais referentes as aulas de Quinta-feira. Será reposição da paralisação do dia 17/03/16.



Equipe Pedagógica e Diretiva CEASS.




BAZAR DE USADOS

Convidamos a todos para participar de nosso tradicional Bazar de Usados que acontecerá no dia 15/04/2016 - Sexta-feira das 19h às 22h e no dia 16/04/2016 - Sábado , das 8h às 12h.  Com roupas, sapatos, utensílios domésticos, brinquedos.  Preços imperdíveis!





Contamos com sua presença!


SIMULADO DA BRIGADA ESCOLAR


Aos onze dias de abril os membros da Brigada Escolar do CEASS, professores, alunos e funcionários efetuaram o primeiro simulado da Brigada Escolar em 2016.


Realizado nos três turnos de funcionamento do colégio, houve o treinamento para a retirada dos alunos seguindo o Plano de Abandono em caso de incêndio, sinistro, dificuldades meteorológicas, e outras.


Os alunos participaram ativamente do processo compreendendo sua importância!

REPLANEJAMENTO 2016
Professores e funcionários, informamos que o Replanejamento que seria na Quinta -feira conforme Calendário Escolar 2016 foi adiantado para este sábado dia 19/03/2016, no colégio com inicio as 8h até as 12h.



Contamos com a presença de Todos!



Equipe Diretiva CEASS
DIA 15 E 16 DE DEZEMBRO MATRICULAS 6º ANO
Atenção Pais , segundo orientaçãoes de matrícula da SEED, nos dias 15 e 16 de dezembro haverá matrículas para os alunos que vem do 5º ano (município)  para o 6º ano.



Documentos Necessários: cópia de Certidão de Nasicmento, Identidade , Cartão SUS e conta de Luz (Copel).



Lembramos ainda que a vaga está garantida , mas o turno não, onde está previsto 01 turma para manhã e 4 turmas para o turno da tarde.



Para os alunos do 9º ano que irão para o 1º série Ensino Média , matrículas serão no dia 17/12/2015.
COMUNIDADE ESCOLAR EXPRESSA SUA VONTADE E SEU APOIO!
No último dia 03 de dezembro - Quinta-feira houve a Escolha para Diretores e Diretores Auxiliares em todo o Paraná.

Em nosso colégio o Diretor Antonio Machado e a Diretora Auxiliar Gisele Jaqueline B da Silva venceram com 89,94% dos votos.
CONSULTA PARA ESCOLHA DE DIRETORES 03/11/2015

Prezados Pais e/ou Responsáveis:


A Comissão Consultiva do Processo de Escolha de Diretores e Diretores Auxiliares convoca vossa senhoria para exercer sua cidadania comparecendo para a Eleição no dia: 03/11/2015- Quinta-feira das 8h até as 22h no colégio sem pausa para almoço e jantar.. Sua presença é muito importante!


Lembramos ainda que no mesmo dia haverá Rematrícula para 2016 dos alunos(as) que estudam no 6º ano, 7º ano e 8º ano. Trazer um documento com foto ( RG, Carteira de motorista ). Participe da vida escolar de seu filho(a) !


A Comissão Consultiva.






INSCRIÇÕES ABERTAS. TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
VEM AÍ!!!
JECAS: OITO ESCOLAS PARTICIPARAM DE DISPUTAS DE XADREZ NO CEASS
O xadrez é um dos esportes mais populares do mundo. Nesse fim de semana (sábado, 07), o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva recebeu a competição de Xadrez dos Jogos Estudantis Cidade Alta (JECAS), com a presença de 52 competidores de oito escolas de Toledo.

A competição ficou sob a coordenação do professor de Educação Física e Técnico Esportivo da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Toledo, Sérgio Herket. “Nosso objetivo é ocupar o tempo ocioso dos jovens e conseguir a participação de pessoas que se destaquem na modalidade e que possam participar dos jogos escolares com excelência”, enfatiza Herket.

Sendo uma atividade de estratégia e tática, o xadrez desenvolve o raciocínio e a memorização, o que pode ajudar no desempenho escolar dos alunos. O Projeto Centro de Excelência do Xadrez, criado em 2013, iniciou tendo como público alvo apenas os alunos das escolas municipais. Atualmente, atende também os alunos das escolas estaduais.

Nestes jogos, os enxadristas disputaram entre si nas categorias A e B (masculino e feminino), das 7h30min às 12h. No período da tarde, foi feita a premiação dos melhores jogadores, numa disputa em que não há o elemento sorte, apenas o xeque-mate.



ABAIXO, APENAS ALGUNS DOS PREMIADOS, OS QUAIS RECEBERAM SUAS MEDALHAS DAS MÃOS DO DIRETOR DO COLÉGIO, ANTONIO MACHADO.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista



FESTA DE HALLOWEEN JÁ É UM DOS GRANDES EVENTOS DO CEASS
Caracterizados das mais bizarras criaturas, os alunos do Colégio Ayrton Senna da Silva fizeram da festa de Halloween um dia de muita diversão. As máscaras horrendas e as deformações artificiais feitas no corpo mostraram que criatividade não faltou no Dia das Bruxas, realizado no último dia 30 de outubro (sexta-feira), na quadra do colégio.

A comemoração do Halloween, festa de grande relevância nos Estados Unidos, já está se tornando tradição no CEASS. Devido à participação entusiasmada dos jovens da instituição, o evento pode ser um dos grandes momentos anuais que congrega profissionais e alunos numa atividade de integração escola/comunidade.

As professoras de Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola coordenaram os preparativos e orientaram os educandos. Além da atuação das educadores de Letras, a professora de Arte, Silvana Marques, colaborou com a produção de painel alusivo.

A professora Rosana Mara Aleixo foi quem teve a ideia de pôr o evento no calendário da escola. “Já fizemos um Dia das Bruxas em outras escolas. Como sempre teve êxito, começamos a fazer aqui no Ayrton Senna também”, informa a educadora que realizou o desfile de escolha da melhor caracterização e premiou os alunos mais criativos.

De acordo com o diretor Antonio Machado, para os próximos anos já é possível que o evento alcance um nível mais elevado de organização e, principalmente, de estrutura. “Pode ser que no ano que vem, a gente faz a festa de Halloween externamente e aberto a toda a comunidade. O Dia das Bruxas já está se transformando em um dos grandes eventos do colégio”, promete e elogia Machado.



CELEM FAZ MOSTRA DE CONTRAPONTO CULTURAL



Com o objetivo de divulgar o projeto de contraturno Celem, a professora Keli Adriana preparou uma sala para realização de mostra cultural do Dia dos Mortos, fazendo um contraponto com o Halloween. “Aproveitamos as datas próximas para mostrar a festa do Dia dos Mortos, evento que é comemorado no México e tem origem indígena”, explica Keli. As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que as tribos mais antigas do continente americano já praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos.



GRÊMIO MARCA PRESENÇA COM A SALA DO TERROR



Um dos locais que mais chamou a atenção foi a sala do terror. Com fila do início ao fim, os alunos do Grêmio teve que ter paciência e responsabilidade para controlar o fluxo de interessados em entrar na sala. Foi um show de sustos para os corajosos que adentraram o ambiente escuro e repleto de gritos aterrorizantes. A presidente da instância colegiada, Aline Corbari Lopes, esteve participando da atividade todo o tempo e deu o tom do porquê foi escolhida para estar à frente do Grêmio, demonstrando excelente habilidade para lidar com seus pares. Além dos sustos na sala do terror, os alunos ainda puderam colocar os nervos à prova na sala onde funcionou como cinema, com a exibição de medonhos filmes de terror.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista





LIONS REALIZA CAMPANHA DE ACUIDADE VISUAL NO CEASS
Neste dia 20, o Colégio Estadual Ayrton Senna recebeu os voluntários do Clube de Serviços do Lions Internacional para a realização de exames de acuidade visual nos alunos da instituição. A finalidade do trabalho é fazer o acompanhamento dos estudantes e auxiliar nos encaminhamentos a especialistas quando necessário.

A Companheira Leão, Márcia Utzig, fala da importância desse projeto da organização. “Esse trabalho de acompanhamento da Campanha Internacional de Acuidade Visual ajuda no encaminhamento dos jovens com problemas de visão, contribuindo com as famílias que, muitas vezes, não percebe que a complicação existe em seus filhos”, relata Utzig.

O cuidado com a saúde ocular e a necessidade de serviços de atendimento oftalmológico de qualidade para todos, necessita da participação responsável de várias instituições e profissionais, que vão desde os voluntários do Lions, médicos, Secretaria de Saúde, escolas, até as famílias dos portadores de distúrbios visuais.

O serviço comunitário desenvolvido pelo Lions ocorre na Semana Internacional da Visão em todo o mundo. São vários os projetos beneficentes desempenhados pela equipe. Os mutirões analisam casos de daltonismo, sarampo, entre outros. O Dia Mundial da Visão é tradicionalmente realizado no mês de outubro.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista



REPOSIÇÃO DE AULAS OCORRE EM UM SÁBADO AGITADO COM TORNEIOS DE FUTSAL E TÊNIS DE MESA
No último sábado (10), foi promovido o Torneio de Futsal e Tênis de Mesa no Colégio Estadual Ayrton Senna. O evento, que contou com a participação dos professores, funcionários, pedagógico, direção, Grêmio Estudantil e alunos dos três períodos, faz parte da reposição do dia 09 de junho (terça-feira), conforme calendário interno.

O dia foi agitado com várias competições. As turmas da escola disputaram entre si nas duas modalidades esportivas que aconteceram na quadra e no saguão (refeitório) do colégio. Os estudantes marcaram presença e estavam bem dispostos durante os torneios. “Eu não me importo de ter que vir ao colégio no sábado. Gosto de participar das festas da escola, principalmente, quando é jogos”, relata a aluna Alessandra Broll.

Segundo a avaliação da professora Leci dos Santos Gouveia, a importância deste tipo de atividade é a interação entre professores e alunos. “A gente precisa destes momentos. Eu acho legal esse contato dos professores com alunos fora da sala de aula e eles também gostam de ver isso”, reflete ela. Para a educadora Silvana Barreiros, esse trabalho constrói um relacionamento mais próximo entre educador e educando. “É muito legal esses eventos, onde une os componentes da escola num momento informal”, diz ela. Silvana sugere para o próximo evento recreativo, que a escola planeje atividades onde os pais possam participar também.

De acordo com o diretor do CEASS, Antonio Machado, este torneio faz parte do cumprimento das reposições dos dias de greve ocorrido no primeiro semestre deste ano. “A direção, equipe pedagógica e administrativa, com a colaboração dos professores de Educação Física, Genário de Oliveira e Margarete Tusset, programaram este dia para ser o mais produtivo possível”, comenta Machado.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista


















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito